A Psique Humana na Mente de Bolsonaristas

          Tanto para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, quando para Carl Jung, não existe muito distanciamento entre o conceito da psique humana para cada um desses estudiosos da alma do ser humano.

          Conceitualmente, a psique humana pode ser considerada, “tudo que se refere no que é formado pelos fenômenos que ocorrem na mente humana. Sentimentos, pensamentos e percepções são funções desenvolvidas pela psique, que permite que o ser humano se relacione e se adapte ao meio por meio de processos”, no que diz respeito ao aprendizado de convivência humana e social.”

          Na infância, a psique se forma no seio da redoma familiar, contato primeiro que cada indivíduo tem com a vida num primeiro momento. Depois poderá vir a sofrer várias influências para que venha a se fincar a verdadeira personalidade de cada pessoa, quando passa a ter o contato exterior com o mundo.

          No bolsonarismo degenerativo ao qual assistimos nos dias atuais, essa psique está sendo introjegada na cabeça daqueles que seguem esse sujeito, de forma completamente distorcida, a ponto de todas as informações jogadas para essas pessoas, mesmo não sendo verdadeiras, mesmo assim, são tidas e defendidas piamente como fontes inesgotáveis da verdade inconteste e isso, ninguém pode tentar mudar, porque a reação é a de não dar ouvidos ao interlocutor ou pelo menos, ouvir o seu ponto de vista civilizadamente.

          Como essa psique extremamente nociva disseminada pelo bolsonarismo, a mentalidade de muitas pessoas, se formaram numa redoma em que predomina um só pensamento, quer seja no sentido de fazer acreditar em tudo que jogam na mente desses seres humanos, que passando a absorver todas essas narrativas como verdadeiras, se firmou em parte desse pessoal, um verdadeiro perigo de mentes distorcidas da realidade visível, palpável e que fogem completamente da realidade em que se está vivendo. Essa mentalidade além de uma lavagem cerebral, chega a ser estarrecedora pelos extremismos que passam a adotar.

          Tentar mudar ou pelo menos apresentar o seu ponto de vista a essas pessoas, é coisa muito difícil de se conseguir, porque a verdade deles não condiz com a versão que outras pessoas buscam demonstrar e com isso, muitos monstros estão ou já foram criados em que dominados por essa psique da verdade inconteste, não veem outra verdade que não aquela que lhes é doutrinada, porque já se encontram num mundo de êxtase de transe permanente.

          A questão dessa psique humana introjetada na mente dessas pessoas, está destruindo amizades, famílias, colocando pais contra filhos e vice-versa, irmãos contra irmãos e isso, está se tornando um perigo porque pessoas estão sendo fruto de violência gratuita, outras estão arrumando intrigas, rixas, aversões entre amigos, familiares e isso não é nada positivo para a boa convivência social, humana e familiar, dentro de um clima de serenidade, de paz e de amor.

          Esse sujeito veio de verdade para destruir o modelo de sociedade que sempre se almejou, e está a destruir célula por célula o que ainda resta de grupos familiares decentes e amáveis. É essa a herança que esse maldito vai deixar para o povo brasileiro. O importante é tentar debelar tudo isso, mas a continuar como está, se a psique de cada uma dessas pessoas não for modificada, se vai enfrentar muitos problemas de relacionamentos humano e social neste país.

Compartilhar:

Manoel Modesto

Advogado, escritor, poeta e presidente da ABLA (Academia Buiquense de Letras e de Artes)

Conteúdo sugerido...

Leave a Reply

Your email address will not be published.