O Quê é Ser Conservador?

          Muita gente está interpretando o significado de conservador de forma completamente esdrúxula e errônea, quando na realidade, a conservação de valores inerentes à conduta do ser humano não significa nada disso que imaginam e pensam.

         Ora, se conservador é ser a favor da palmatória para ensinar a meninada a aprender na marra e por isso mesmo, vir a ser castigado até sangrar as mãos ou perfurar os joelhos ajoelhado em cima de caroços de milho ou de feijão; de surrar os filhos pelas traquinagens que fazem, com a psicologia do cipó de boi no lombo até sagrar e depois usar água e sal para aliviar a dor dos ferimentos deixados pela violenta surra que levou; se para ser conservador for fazer de conta que a moça é virgem, quando na realidade ela transa às escondidas com o religioso mentor de sua própria igreja e depois, vem a se casar com outro membro como imaculada virgem com outro qualquer membro de sua ordenação religiosa, com direito a todos os rituais de quem aparenta ter a pureza que não tem; se para ser conservador, venha o jovem a ser filho de quem se diz politicamente correto, que vive a se esconder num armário fechado em copas, com temor, medo de represália por não poder mostrar para a sociedade a sua sexualidade represada em nome de uma falsa moral que só existe para a família daquela pessoa que padece por não ser verdadeiramente quem não é de fato; se para ser conservador for sonegar impostos, esconder ao malfeitos, os erros crassos cometidos, só para dizer que é um “santinho” do pau-oco, isso na realidade, são práticas de um mundo que não volta jamais em pleno Século XXI, em que a visão de mundo diametralmente mudou, então não dá de forma alguma para retroagir no tempo e manter esse conservadorismo da violência, da pressão psicológica e de um falso moralismo que sempre mascarou essa sociedade que no mundo real das coisas nunca existiu. Então jamais poderei ser CONSERVADOR.

         Ser conservador não é nada disso. Na minha visão, o que se deve se ter conservado e mantido, são as condutas éticas, retidões de caráteres e a moralidade nas ações de lealdade humanas, com mais humanismo, compreensão uns para com os outros e mais humanização. Isto sim, é o que se pode dizer a verdadeira conservação de valores e não se enganar falsamente, por algo que existia por imposição de mentalidades retrógradas, reacionárias e que no mundo de hoje, dificilmente poderá perdurar, porque o mundo mudou, a sociedade evoluiu e isso ninguém poderá mais mudar para padrões de uma época que não voltará jamais.

         No mundo de hoje vivemos numa sociedade que esses valores (ou desvalores de uma falsa moral?!), ficaram num passado não muito distante e que teimam em defender, quando realisticamente não se pode mais defender o indefensável, porque neste mundo atual, a liberdade individual de cada ser humano, deve prevalecer dentro do mundo que cada um vive, porque não se pode impor a forma comportamental de cada cidadão, seja esta qual venha a ser, porque, apesar de tantos resquícios de modos de vida e de comportamentos medievais e colonialistas fundadas em preceitos ultrapassados e arcaicos, no mundo de hoje, não podem ter guarida, tampouco aplicabilidade. O mundo mudou, se para o bem ou para o mal, isso só quem vive o seu próprio mundo é quem poderá delimitar e viver a sua própria vida.

         O tão prometido Céu para quem era o certinho da paróquia e de quem se conduzia com o corte de seu cabelo jack demis masculino ou de cabelos bem asseados, compridos, saias cobrindo as canelas para as mulheres, isso não mais existe ou o Inferno de Dante para quem não seguisse fielmente tais padrões, isso não mais existe. Esse tipo de mundo, só para psicopatas, porque esse mandonismo impositivo para fazer o que os outros quisessem, mesmo na condição de pais ou de mães de família, não mais existe. Aliás, mãe de família, também era a certinha, a toda disposta a cuidar da casa, dos filhos e teria que está disponível para a lascívia sexual do marido, quando ele bem quisesse e entendesse. Na opção sexual, apesar de o homossexualismo, a sacanagem, existirem desde que o mundo é mundo, embora enrustido, esse mundo não existe, muito menos, vai existir jamais. Esse suposto conservadorismo social que perdurou no passado, é algo que não volta mais, porque a sociedade em que se vive no momento atual, não permite de forma alguma. Pior, quem prega esse tipo de comportamento, é tão hipócrita, falso, como uma nota de três reais, porque quem prega tudo isso, são pessoas que mais transgridem esse tipo de comportamento arcaico, secular que não volta jamais. Então minha gente, isso vem mudando desde a Revolução Francesa, quando deu o seu grito da “liberte, fraternité et égalité” (liberdade, fraternidade e igualdade). De lá para cá, o mundo não parou mais de evoluir. Se negativo ou positivo, a questão do xis está aí, mas há de se acreditar que foi para melhor, para qualquer um ter o seu direito de se libertar como bem quiser e entender.

         Então minha gente da reaça, não me venham mais com essa dessa pregação idiota de um conservadorismo que não mais se sustenta nem mesmo pelos próprios defensores que sequer são capazes, de no mundo moderno que dizem buscar conservar valores, em que eles mesmos são os principais protagonistas do transgressionismo e a isso, a gente chama de hipocrisia, porque uma sociedade por mais conservadora que aparente ser, no seu íntimo individualista, ela é a mais modernista que se pode ter, mesmo que não queira aparentar e neste mundo não existem espaços para um pseudo conservadorismo que ficou lá atrás na milenar linha da história.

         A gente tem que ser realmente o que é, e não o que aparentemente se busca demonstrar para uma sociedade hipócrita que ainda se vive. A única vergonha que se pode ter neste mundo, é o conservadorismo da pobreza e da miséria que ninguém está olhando, enquanto muitos padecem e morrem na fome e na miseralidade.

Compartilhar:

Manoel Modesto

Advogado, escritor, poeta e presidente da ABLA (Academia Buiquense de Letras e de Artes)

Conteúdo sugerido...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.