O Que é Ser Amigo de Verdade?
Durante este meu viver, encontrei fora do seio familiar, muito poucos amigos. A bem da verdade, amigos verdadeiramente a gente não encontra, a não ser um ínfimo número que não chega a completar os dedos de uma mão.
Amigo não é fácil de se encontrar, porque amigo de verdade é àquele que mesmo você estando errado, para ele, você pode está certo, pode até ter cometido uma falha feia no decurso de sua vida, mesmo assim, jamais chega a deixar você na mão, porque, àquela pessoa é sua amiga verdadeira, não meramente uma aparente e falsa amizade.
Em qualquer parte, em lugar qualquer, a depender de sua condição de vida, se encontra amigos, mas será que o verdadeiro amigo é do tipo que está com você num bom momento, participando e usufruindo de você em determinadas ocasiões boas de sua vida, como numa farra, numa bebedeira, num momento em que você está no auge de sua vida, com uma situação de vida saudável tanto física, profissional e financeiramente? – Esse tipo de pessoa ou pessoas que busca você em circunstâncias de benesses, será que o mesmo se acaso um dia você vier a definhar na vida, vir a passar por dificuldades ou chegar numa situação de penúria, em que venha a precisar de ajuda seja essa qual for, você terá esse amigo de seu lado?
No mundo real das coisas, pela experiencia que a vida nos mostra no percurso do nosso viver, é chegado um momento em que todos da gente se afastam, nem sequer um bom dia, um aceno, um olhar, um telefonema, vem a se receber. Então aonde estão os tantos amigos que você imaginava ter em sua vida enquanto num determinado momento de faustos e de todo vigor de um momento do seu viver? – Observe o exemplo de tanta gente que um dia esteve no pedestal da fama, no auge da vida, e hoje vive no ostracismo, no esquecimento, isolada, ilhada, abandonada e solitária como qualquer pessoa jogada ao léu nesta vida, ou não é desse jeito que a realidade do mundo nos tem demonstrado?
Os “amigos” que se imagina ter, você só vem a conhecer mesmo de verdade, nos momentos difíceis, que vêm a lhe torcer o nariz, que não mais interessa manter contato com você e, é nesse momento de sua vida que você vai se dar por conta e perceber que estava realmente rodeado por um mundo de fantasia, em que a amizade não passava mesmo de um ego de egoísmos, ambições e de interesses para de alguma forma usufruir daquilo que você viesse e pudesse ocasionalmente a oferecer do bom e do melhor para quem se passou por seu amigo.
Há de se considerar de certa forma, que os amigos de verdade, ainda estão no seio familiar, porque numa dificuldade qualquer, por mais que você tenha demonstrado desprezo, asco e desdém por alguém de sua família, é nesse momento de dificuldade o primeiro a aparecer. Não se pode falar que todos agem dessa maneira, mas são naqueles familiares raízes, descendentes, ascendestes em linhas retas ou colaterais, os que sempre foram mais próximos de você, que você em qualquer momento circunstancial de sua vida, vai encontrar a devida fortaleza e amparo, vai poder contar, sobretudo nos momentos de dificuldades, de incertezas, de indecisões e aí sim, é chegado o momento em que você vai encontrar os verdadeiros amigos. Claro que existem as exceções, mas no mundo real das coisas, é assim que a gente pode vir a perceber quem realmente são os nossos verdadeiros amigos.
Na belíssima música do cantor e poeta Milton Nascimento, na sua Canção da América, ele fala sobre amigo e diz assim numa determinada estrofe: Amigo é coisa para se guardar/No lado esquerdo do peito/Mesmo que o tempo e a distância digam: não/Mesmo esquecendo a canção. Trata-se de uma bela exortação sobre o verdadeiro amigo, em que poeticamente ele demonstra que o verdadeiro amigo o é em qualquer momento circunstancial no espaço, no tempo ou em qualquer lugar.
Então o que se pode deduzir, é o fato de que, amigo de verdade, é coisa difícil de se encontrar e se você tiver um amigo verdadeiramente, ele só poderá ser encontrado dentro dos seus, daquelas pessoas que de uma forma ou de outra, foram os primeiros a cuidar de você, seja de que forma tenham cuidado, contato que nunca chegaram a lhe deixar na mão, principalmente nos momentos mais difíceis de sua vida. O verdadeiro amigo pode estar justamente aí, porque o amigo de verdade é coisa difícil de se encontrar.